terça-feira, 8 de abril de 2014

Dia Mundial da Juventude na Arquidiocese de Campinas


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a grande oportunidade para aprimorarmos nossa opção preferencial pelos jovens que tem raízes na Conferência do CELAM, em Puebla; realçando valores e princípios ancorados no amor, na justiça e na solidariedade. Momento de profunda evangelização.  Elas são uma das grandes inspirações do saudoso Beato João Paulo II. A JMJ é a peregrinação de jovens de todas nações do mundo que se reúnem para celebrar e compreender melhor sobre a fé católica, como também, para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas em torno de seu pastor para fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo.
No próximo Domingo de Ramos, dia 13 de abril de 2014, juntamente com a entrada triunfal, em Jerusalém, do Jovem Galileu, Nosso Senhor Jesus Cristo, celebraremos o Dia Mundial da Juventude (DMJ). Parece novidade, mas não é! Desde 1985 quando a ONU proclamou como Ano internacional da Juventude. O então Papa João Paulo II, hoje Beato, aproveitando a ocasião conclamou para o Domingo de Ramos um encontro com os jovens de sua diocese. Desta experiência surgiu a nossa conhecida JMJ. Desde então aconteceram outros encontros em Roma e por todo o mundo, movimentando milhares de jovens de vários países. Foi neste contexto que nasceram as Jornadas Diocesanas de Jovens (JDJ), em preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Daí, também, surgiu o Dia Mundial da Juventude.
Por ocasião deste, o DMJ, todo papa escreve uma mensagem motivando os jovens a participarem da JDJ em suas dioceses e a se prepararem para a JMJ. Tal mensagem promove uma reflexão a respeito do tema da JMJ. Para este ano o Papa Francisco nos convida a refletirmos sobre as Bem-aventuranças que lemos no Evangelho de São Mateus (5, 1-12), de modo particular a primeira delas:  “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5, 3).
Neste sentido o papa Francisco em sua mensagem para o XXIX Dia Mundial da Juventude chama a nossa atenção para esta realidade que deve está intimamente ligada a nossa vida, já que “ao proclamar as Bem-aventuranças, Jesus convida-nos a segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixará sozinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar”, como nos lembra o pontífice. Diante deste apelo do papa Francisco nosso pastor, Dom Airton José dos Santos, convoca toda a juventude da nossa arquidiocese, representada por alguns jovens de nossas paróquias, para fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo na nossa primeira Jornada Arquidiocesana da Juventude, com o propósito de que se torne uma cultura de nossa Igreja Particular.
Nós Jovens somos convocados para uma Catequese com nosso pastor, lembrando sempre que uma das funções do ministério episcopal é o ensinamento da doutrina recebida dos apóstolos,  acolhamos com muita alegria e respondamos com bastante convicção a este chamado do Senhor através de nosso bispo.
Na Arquidiocese de Campinas-SP nossa JDJ inicia-se com a Bênção, Procissão e Missa de Ramos às 09h00, na Catedral Metropolitana. Após a missa nós jovens faremos uma caminhada com a cruz missionária até o Externato São João ( Dom Bosquinho), situado à rua José Paulino, nº 479, Centro de Campinas-SP. Onde teremos a nossa catequese com Dom Airton José dos Santos sobre o tema da mensagem do Papa Francisco.
Desde já manifesto a minha alegria em poder participar deste momento histórico para a vida da nossa Igreja de Campinas fazendo memória de tudo o que celebramos no ano da juventude:  com a Campanha da Fraternidade 2013 e a JMJ - Rio de Janeiro, na qual com muita alegria fomos enviados para sermos os discípulos de outros jovens: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Refletiremos, agora, sobre as Bem-aventuranças em preparação à próxima JMJ- Cracóvia 2016 e também para nossa vida, com o desejo de que sejamos configurados a Jesus Cristo, fazendo as mesmas opções dEle!
Na certeza de que é o Cristo que nos convida acolhamos com muita alegria ao chamado do Senhor, que foi jovem como nós, respondamos com toda convicção, entusiasmo e ousadia como o profeta: “Eis me aqui envia-me Senhor!” ( Is 6,8).


Antonio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário