segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

“Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor”  (Lc 2, 10 -11)


Meus Caros: Amigos e Amigas,
Estamos nos aproximando das festividades de fim de ano. Desde já nos preparamos para receber o Ano de 2015. Como de costume, veio por meio desta apresentar uma pequena reflexão sobre o sentido destas festas para todos nós.
Na preparação destas festas, Natal e Fim de Ano, um símbolo que nos ajuda a pensar é a  Estrela. A título de curiosidade esta palavra vem da língua zenda e quer dizer desejo, sonho, expectativa. “É uma palavra que nos lança para buscar mais vida, mais esperança, mais libertação. Seguir o desejo ou o sonho é seguir uma estrela. Seguir uma estrela é estar seguindo uma orientação interior  para saber para onde se vai, para conhecer o rumo de sua vida”. Nós Cristãos temos uma Estrela que orienta a nossa vida: Jesus Cristo!
A celebração desses momentos, de modo particular a Festa do Natal do Senhor, tem como mística a proclamação do Reino de Deus como a vivência da verdadeira fraternidade universal.  Reunimo-nos em torno da Pessoa de Jesus que se encarnou na realidade dos pobres. Neste sentido a “Humanidade de Jesus Cristo é a nossa Felicidade”. Ele encarnou-se no ventre e no coração de Maria, e através dela, no coração de toda a humanidade. Este é o primeiro sacramento de sua presença entre nós!
O Advento é um tempo agraciado para nos prepararmos para renovar o verdadeiro sentido de Jesus em nossas vidas. Para nós, cristãos e cristãs, este é um tempo de oração, vigilância, esperança e expectativa para o Natal do Menino Deus. Neste sentido, aproveitemos estas semanas para nos prepararmos espiritualmente para a vinda de Jesus Cristo, nosso Salvador!
Sabemos que o nascimento de Jesus é um evento, não somente histórico, mas também de fé, como nos lembra a Sagrada Escritura: “E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade” (Jo 1,14). Desta forma, Natal é tempo de nascer. A título de curiosidade, a palavra Natal vem da mesma raiz da palavra latina natus, que significa tempo de nascer. “Tempo para lembrar o eterno renascer da natureza com motivação para um permanente renascer interior. Pensando neste contexto, a Festa do Natal representa o início do momento do amor e da graça, isto é, Jesus Cristo é o Amor de Deus e o próprio   Encarnado, o Emanuel: Deus conosco! Encarnando o Natal neste espírito, bastaria uma atitude de recolhimento: paz interior, solidariedade para o próximo e mais respeito para com a natureza.”
Este evento magnífico, que é o Natal, nos lembra, ainda, que Jesus foi enviado por Deus Pai, para nos salvar do mal que é a nossa separação do amor, que é o próprio Deus. Isto é, o orgulho presunçoso do ser humano de acreditar que é auto-suficiente e de que não necessita da Graça e da Sabedoria de Deus. Com esta festa contemplamos a grandeza de nosso Bom Deus que por Amor quis fazer-se humano, isto é, gente como nós, assumindo a nossa natureza, marcando a assim a nossa participação no Mistério Divino. 
Meus Amigos e Amigas,
Desejo de todo o coração que na Noite Santa do Natal dirijamos o nosso olhar para a gruta de Belém e juntamente com os pastores e os anjos cantemos  a glória de Deus em favor da humanidade. Desta forma, a minha é prece é que Menino de Belém, nesta mesma noite santa toque os nossos corações e de todos os seres humanos para que o Amor seja a nossa vocação!
Desejo a tod@s, e cada um de vocês, um Feliz e Santo Natal, que o Menino Deus renasça em vossos corações. E que o Ano de 2015 seja repleto de Felicidade, Paz e Alegria!

Um Grande Abraço Fraterno!!!

Antonio Alves