segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Amig@s

Amig@s

Hoje Quero Falar de Amigos !

Amigos , para mim, são pessoas especiais que o Senhor colocou no mundo para fazerem bem a muitas outras pessoas.
Eles são como se fossem  anjos, ou melhor, os meus amigos são anjos, da guarda que Deus me deu.
Esta relação entre duas pessoas, chamada amizade, é tão forte que um grande filósofo grego, Aristóteles, diz o seguinte a respeito: ‎"O amigo é para o sujeito um outro si mesmo, em-si-mes um outro, uma espécie de eu separado com o qual as relações são as mesmas do que as relações consigo mesmo". E ainda afirma o seguinte: ‎"A amizade perfeita é o vínculo mais forte que se pode conceber entre duas pessoas".  Eu também penso como ele. Por isso eu amo muito meus amigos!!!!
Amigos!! obrigado por tudo, pelo carinho e amizade...
Pessoas especiais, é por isso que eu digo como o próprio Jesus falava com seus discípulos:

"Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo oque ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros" ( João 15, 15-17).

Mais uma vez muito obrigado pela amizade de vocês. 
Amigos, vocês são um tesouro que o Senhor me deu. 
A única coisa que posso fazer para retribuir esta nossa amizade é rezar por vocês por isso sempre faço esta prece:

"Abençoa Senhor meus amigos
E minhas amigas e dá-lhes a paz
Aqueles a quem ajudei
Que eu ajude ainda mais
Aqueles a quem magoei
Que eu não magoe mais
Saibamos deixar um no outro
Uma saudade que faz bem
Abençoa Senhor meus amigos
E minhas amigas. Amém!
Luzes que brilham juntas
Velas que juntas queimam
No altar da esperança
Trilhos que juntos percorrem
Os mesmos dormentes
E vão terminar no mesmo lugar
Aves que vão em bando
Verso que segue verso
Nas rimas da vida
Barcos que singram os mares
Até separados, mas sabem o porto
Onde vão se encontrar
São assim os amigos que a vida me deu
Meus amigos e minhas amigas e eu!
Gente que sonha junto, gente que brinca e briga
E se zanga e perdoa
Um sentimento forte mais forte que a morte
Nos faz ser amigos no riso e na dor
Vidas que fluem juntas, rios que não confluem
Mas vão paralelos, aves que voam juntas
E sabem que um dia, por força da vida não
Mais se verão
Resta apenas o sonho
Que a gente viveu
Meus amigos e minhas amigas e eu!"

Um grande abraço a todos
Fiquem com Deus.
Antonio Alves

Amigo Fiel

Amigo Fiel

"Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor".

Olá Amigos e Amigas,
Escrevo apresentando um assunto que gosto muito de tratar, a Amizade. Escolhi fazer a minha monografia em Aristóteles por que ele fala muito desta temática. Ele em sua obra“Ética a Nicômaco”, principalmente nos livros VIII e IX,  trata sobre o tema da amizade de forma extraordinária. 
O filósofo afirma que todos nós desejos ter amigos, ou seja, ninguém escolheria viver sem amigos ou ainda ninguém viveria sem ter amigos. Por isso ele afirma o seguinte: " A amizade [philias] é uma virtude ou implica nesta. É necessária à vida. Por natureza, louva-se os amigos de seus semelhantes. A mais genuína forma de justiça é um tipo de amizade. Homens bons são amigos( Ética a Nicômaco1155a). Diante desta problemática, da necessidade da amizade, ele nos apresenta três espécies de amizades: a amizade segundo o prazer,  a amizade segundo a utilidade e por fim a amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita. Que é a amizade verdadeira, que deve ser buscada por aquele que é sábio.
Ao ler o livro do  Eclesiástico (6, 5-17) notei que os três tipos de amizades descritos por Aristóteles podem ser comparados com os tipos de amigos apresentados pelo autor do livro. Sem contar que o conselho que o livro nos deixa é o mesmo deixado pelo filósofo em sua obra, Ética a Nicômaco, no livro VIII. 
No sagrado livro encontramos o seguinte conselho: "Palavras amáveis multiplicam os amigos, a linguagem afável atrai muitas respostas agradáveis. Procura estar de bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil. Se queres ter um amigo, põe-no primeiro à prova, não confies nele muito depressa. Com efeito, há amigos de ocasião, que não são fiéis no dia da tribulação. Há amigo que se torna inimigo, que desvendará as tuas fraquezas, para tua vergonha. Há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça; na tua prosperidade mostra-se igual a ti, dirigindo-se com à vontade aos teus servos; mas, se te colhe o infortúnio, volta-se contra ti, e oculta-se da tua presença. Afasta-te daqueles que são teus inimigos, e está alerta com os teus amigos. Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor acharão tal amigo. O que teme o Senhor terá também boas amizades, porque o seu amigo será semelhante a ele"( Eclo 6, 5-17). 
Na Livro VIII, da obra do filósofo, encontramos a seguinte mensagem: "Exsitem amigos que se amam pela utilidade, amam para eles mesmos; os que amam pelo prazer, pelo que é agradável. Essas são amizades acidentais. O útil não é permanente, quando desaparece a utilidade, esse tipo de amizade também se dissolve. Mas, A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude. O amor e a amizade são encontrados em sua melhor forma nos homens bons. O desejo da amizade pode surgir depressa, mas a amizade não".
Contudo, a frase que marca a minha vida neste momento é a que se encontra nos dois textos e que usei como título desta pequena mensagem: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor". Graças a Deus nós temos este amigo fiel, Jesus Cristo, nele podemos depositar toda nossa confiança e esperança tendo sempre a certeza de sua fidelidade. 


Um grande abraço fica com Deus.
Antonio R. Alves.