segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Amigo Fiel

Amigo Fiel

"Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor".

Olá Amigos e Amigas,
Escrevo apresentando um assunto que gosto muito de tratar, a Amizade. Escolhi fazer a minha monografia em Aristóteles por que ele fala muito desta temática. Ele em sua obra“Ética a Nicômaco”, principalmente nos livros VIII e IX,  trata sobre o tema da amizade de forma extraordinária. 
O filósofo afirma que todos nós desejos ter amigos, ou seja, ninguém escolheria viver sem amigos ou ainda ninguém viveria sem ter amigos. Por isso ele afirma o seguinte: " A amizade [philias] é uma virtude ou implica nesta. É necessária à vida. Por natureza, louva-se os amigos de seus semelhantes. A mais genuína forma de justiça é um tipo de amizade. Homens bons são amigos( Ética a Nicômaco1155a). Diante desta problemática, da necessidade da amizade, ele nos apresenta três espécies de amizades: a amizade segundo o prazer,  a amizade segundo a utilidade e por fim a amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita. Que é a amizade verdadeira, que deve ser buscada por aquele que é sábio.
Ao ler o livro do  Eclesiástico (6, 5-17) notei que os três tipos de amizades descritos por Aristóteles podem ser comparados com os tipos de amigos apresentados pelo autor do livro. Sem contar que o conselho que o livro nos deixa é o mesmo deixado pelo filósofo em sua obra, Ética a Nicômaco, no livro VIII. 
No sagrado livro encontramos o seguinte conselho: "Palavras amáveis multiplicam os amigos, a linguagem afável atrai muitas respostas agradáveis. Procura estar de bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil. Se queres ter um amigo, põe-no primeiro à prova, não confies nele muito depressa. Com efeito, há amigos de ocasião, que não são fiéis no dia da tribulação. Há amigo que se torna inimigo, que desvendará as tuas fraquezas, para tua vergonha. Há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça; na tua prosperidade mostra-se igual a ti, dirigindo-se com à vontade aos teus servos; mas, se te colhe o infortúnio, volta-se contra ti, e oculta-se da tua presença. Afasta-te daqueles que são teus inimigos, e está alerta com os teus amigos. Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor acharão tal amigo. O que teme o Senhor terá também boas amizades, porque o seu amigo será semelhante a ele"( Eclo 6, 5-17). 
Na Livro VIII, da obra do filósofo, encontramos a seguinte mensagem: "Exsitem amigos que se amam pela utilidade, amam para eles mesmos; os que amam pelo prazer, pelo que é agradável. Essas são amizades acidentais. O útil não é permanente, quando desaparece a utilidade, esse tipo de amizade também se dissolve. Mas, A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude. O amor e a amizade são encontrados em sua melhor forma nos homens bons. O desejo da amizade pode surgir depressa, mas a amizade não".
Contudo, a frase que marca a minha vida neste momento é a que se encontra nos dois textos e que usei como título desta pequena mensagem: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor". Graças a Deus nós temos este amigo fiel, Jesus Cristo, nele podemos depositar toda nossa confiança e esperança tendo sempre a certeza de sua fidelidade. 


Um grande abraço fica com Deus.
Antonio R. Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário