quarta-feira, 15 de junho de 2011

Madre Teresa de Calcutá

Oração de Madre Teresa de Calcutá
Muitas vezes o povo é egocêntrico, ilógico e insensato,
- Perdoe-o assim mesmo.
Se você é gentil, o povo pode acusá-lo de egoísta e interesseiro.
- Seja gentil assim mesmo.
Se você for um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
- Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, o povo pode enganá-lo.
- Seja honesto e franco assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
- Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz, o povo pode sentir inveja.
- Seja feliz assim mesmo.
O bem que você faz hoje, o povo pode esquecê-lo amanhã.
- Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
- Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que, no fim das contas, é entre VOCÊ E DEUS.
- Nunca foi entre você e o povo.

Dom Luciano


Verdadeiramente , Este Homem foi um santo!

Dom Luciano Mendes de Almeida ( *1930 - +2006)
Religioso jesuíta e bispo católico brasileiro nascido no Rio de Janeiro, que quando era bispo auxiliar de São Paulo, criou a Pastoral do Menor e promoveu obras sociais para ajudar viciados em drogas e idosos. Filho de Cândido Mendes de Almeida e de Emília Mello Vieira Mendes de Almeida, quando menino sonhou ser aviador por influência de um tio, piloto de aeronave, mas logo optou pelo sacerdócio, uma a tradição da família. Foi educado em uma escola católica, a Coração Eucarístico de Jesus, onde era bom aluno em matemática e foi escoteiro por dez anos. Aos 16 anos, matriculou-se no colégio das elites cariocas, o Santo Ignácio de Loyola, dirigido pelos jesuítas. Fez seus estudos de filosofia em Nova Friburgo (1951-1953) e partiu para a Itália pra complementar seus estudos em teologia (1955-1958). Ordenou-se padre em Roma aos 28 anos, cidade onde também doutorou-se em Filosofia (1965). Foi professor de Filosofia (1965-1972), instrutor da terceira provação na Companhia de Jesus (1970-1975) e membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (1974-1975). Conhecido por suas teses progressistas e adepto da Teologia da Libertação, foi o primeiro jesuíta a sagrar-se bispo no Brasil ao ser nomeado (1976) pelo papa Paulo VI, tornando-se, então, bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, na região Leste I. Durante os 12 anos seguintes na diocese paulista, auxiliou o cardeal-arcebispo dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo, organizando centenas de abrigos para menores abandonados. Assumiu (1979) a secretaria geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, da qual se tornaria presidente (1987-1994), cumprindo dois mandatos consecutivos e rompendo o domínio dos bispos da ala progressista que dirigiram a CNBB, e passou a intermediar os interesses da Igreja com o governo federal e o Congresso. Tornou-se membro do conselho permanente do Sínodo Episcopal (1987) antes de receber a indicação para estar à frente da Igreja particular de Mariana (1988). Foi membro da Pontifícia Comissão Justiça e Paz (1992) e vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, o CELAM (1995-1998) e, na Cúria Romana, foi membro da Comissão Pontifícia Justiça e Paz (1996-2000). Ele morreu aos 75 anos, ao lado da família e dos amigos, por falência múltipla de órgãos, em São Paulo, conseqüência de um câncer no fígado, após ficar internado por 40 dias no Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de São Paulo. O corpo do arcebispo emérito de Mariana, cidade histórica do Estado de Minas Gerais, foi enterrado na cripta da Catedral de Nossa Senhora da Assunção. Era membro do Conselho Estratégico Brasil sem Fome, falava e escrevia fluentemente em inglês, francês, alemão e latim, além de ser um ótimo caricaturista. Era bisneto do jurista e senador do Império Cândido Mendes de Almeida, tataraneto de Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês de Paraná, e irmão do acadêmico Cândido Antonio Mendes de Almeida, reitor da Universidade Cândido Mendes.

Dom Hélder Câmara

" Irmão dos Pobres e Meu Irmão " 
Foram essas palavras que o papa João Paulo II dirigiu a dom Hélder Câmara em 1980.

Décimo - Primeiro Filho De uma família de Treze Irmãos, Hélder Pessoa Câmara Filho era Jornalista DE UM e de uma professora . Aos quatorze anos sem Entrou Seminário da Prainha de São José, em Fortaleza, cursou filosofia e teologia Onde .

Em 1931 ordenou -se sacerdote . Foi logo nomeado Diretor Depois do Departamento de Educação do Estado do Ceará, exercendo Este carga Cinco anos por. Mudou -se então o parágrafo Rio de Janeiro, Onde não se Destacou Desempenho de Atividades sociais . Fundou uma Cruzada São Sebastião EO Banco da Providência, entidades destinadas AO amparo dos Mais Pobres .

Em 1946 recebeu UM Convite n assessorar o arcebispo do Rio de Janeiro. Seis anos DEPOIS Foi nomeado bispo - auxiliar do Rio de Janeiro. Dom Hélder Câmara fundou uma Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , da qua Foi secretário Durante 12 anos .

Em 12 de março de 1964 Foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife, pingos Pouco fazergolpe militar. DEPOIS Dias, divulgou manifesto UM Apoiando uma Ação Católica Operária em Recife . O novo Governo militar acusou -o de demagogo e comunista e dom Hélder Foi proibido de se manifestar publicamente .

No entanto, SUA figura Pública adquiria Importância CADA Vez Maior . Passou um Conferências Fazer pregações e não exterior, Desenvolvendo Intensa atividade contra uma Exploração favor dos Pobres EA MAIS. Em 1970, fez pronunciamento em Paris denunciando UM Pela Primeira Vez A PRÁTICA de uma tortura Políticos presos no Brasil.

Em 1972 foi indicado o n º Prêmio Nobel Paz da. Dom Hélder aposentou - se em 1985, o tendão Organizado Mais de 500 Comunidades Eclesiais de Base . N final da década de 1990 lançou uma campanha " Ano 2000 Sem Miséria ".

Dom Hélder Câmara Deixou Registrado em Seu pensamento Diversos Livros Que tiveram grande repercussão traduzidos , Sendo em Várias Línguas . Sua atividade Política , social e religiosa Foi reconhecida Inteiro nenhuma Mundo. Dom Hélder recebeu centenas de homenagens e condecorações , Além de Diversos Prêmios , no Brasil e no Exterior . Faleceu aos 90 anos , de parada cardíaca .