segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Reflexo da Alma, ficou em 3º lugar no Festival de Dança Sacra


Ministério Reflexo da Alma, ficou em 3º lugar no Festival de Dança Sacra de Joinville.

O grupo jovem, da Paróquia São Cristovão de Valinhos-SP, que participou do 15ª Festival de Dança Sacra de Joinville, ficou em terceiro lugar na modalidade Trio de Jazz.
Para Bruna Silva e Victória Capovilla, integrantes do grupo, este festival foi um momento de muita fé, graça e alegria. “Foi tudo muito lindo”, afirmou Bruna em uma de nossas conversas. Para melhor compreendermos como foi a experiência e a participação, do Ministério Reflexo da Alma,  no festival compartilho as respostas das duas integrantes do grupo.

Entrevista:

Antonio Alves: Victória Capovilla, conte-nos como foi a sua experiência e a sensação em participar deste Festival de Dança Sacra?
Victória Capovilla: "Danço com o grupo reflexos da alma, formado somente de jovens que participam do grupo de oração ADV (adoração e vida). Sou bailarina de uma academia de dança, danço a vários anos e já tive diferentes experiências em cima de vários palcos, mas nenhuma se compara a que vivi e senti esse fim de semana. Antes, durante e depois da apresentação sentia mais forte presença de Deus em meu coração. Antes de entrar no palco estava nervosa, ansiosa, mas quando coloquei meus pés naquele palco tudo aquilo sumiu, pois não estava dançando para aquelas pessoas somente, e sim para Deus, e sabia que mesmo se errasse ele ficaria contente e orgulhoso de mim. E não me importou o resultado pois não estava lá para receber troféu algum, simplesmente para evangelizar. Além do mais pude conhecer pessoas novas e passar um fim de semana inteiro com os que já considero minha família. Então o que mais poderia querer? Só quero poder voltar lá e sentir tudo outra vez ano que vem!!”.  
Antonio Alves: Bruna Silva, conte-nos como foi a sua experiência e a sensação em participar deste Festival de Dança Sacra?

Bruna Silva: “Para tudo há um tempo em nossas vidas, e o tempo não para... a vida segue com suas tristezas e alegrias... se pudermos pelo menos alegrar o coração de Jesus com simples gestos, isso é a verdadeira felicidade. Com nossas muitas limitações quisemos oferecer algo mais do que nossos encontros aos domingos, mas dizer ao mundo que é preciso amar a Deus enquanto há tempo e dar a Ele o melhor de nós... que ao final de nossas vidas o nosso coração não diga "Tarde, tão tarde Te amei".”
Considerando que um dos objetivos do festival é a evangelização da juventude, nos alegramos com nossos representantes, o Ministério Reflexo da Alma, que participou pela terceira vez do Festival de Dança Sacra de Joinville. E pedimos ao Bom Deus que continue os abençoando e os  enchendo Graça, Fé, Esperança e Alegria! Um grande abraço a todos!











Por Antonio Alves, seminarista da Arquidiocese de Campinas-SP

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

15ª Festival de Dança Sacra de Joinville


Jovens da Paróquia São Cristovão participarão do 15ª Festival de Dança Sacra de Joinville
A arte sacra é o ofício no qual o artista deve está vitalmente penetrado da religiosidade litúrgica sacramental para produzir uma obra autenticamente sacra. Desta forma, para se definir como arte sacra é necessária que seja compreensível e sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Portanto, deve representar as verdades da fé com a maior fidelidade possível.

Diante deste pressuposto é que apresento com muita alegria a iniciativa da Igreja de Joinville de organizar um Festival de Dança Sacra. Com o tema: “O sopro nos uniu em um só passo”.  O Festival de Dança Sacra tem o objetivo de reunir bailarinos de várias partes do país, para a promoção da arte da dança sacra. Segundo os organizadores, este é o maior festival do gênero do país está completando 15 anos e reúne bailarinos de todo o Brasil, juntos por um mesmo objetivo, expressar por meio do corpo a fé e espiritualidade.

O Festival de Dança Sacra acontecerá durante os dias 20 e 21 de setembro de 2014, no centro de eventos: Cau Hansen, com várias atividades e apresentações musicais.


Segundo o site ( http://www.festivaldedancasacra.com.br/ )  do evento, “o festival já se tornou tradicional e conhecido não só na região de Joinville, mas em todo o Brasil, fazendo de Joinville referência nacional da dança sacra. Desde a 7ª edição, temos participações de bailarinos de vários estados como: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás”.

Nesta 15ª edição do festival contamos com a participação do grupo de jovens da Paróquia São Cristovão, de Valinhos-SP, chamado Ministério Reflexos da Alma. Formado por 19 pessoas. Esta será a terceira vez que o grupo participa deste evento.

Tendo como pressuposto que: “A dança é a única arte que não necessita de ferramenta alguma para existir, apenas com o seu próprio corpo ela acontece”. O Ministério Reflexos da Alma competirão em cinco modalidades, no festival, a sabe: Jazz Grupo, com a música “Agora te vejo”, do grupo Missionário Shalon; Jazz Duo, com a música “Eu vou além”, de  Flávio Amorim; Jazz Trio, com a música “Eroi”, do grupo Adoração e Vida; Solo Jazz, com a música “Sou amado por Deus, do grupo Missionário Shalon; e o Jazz Ballet, com a música “Te farei vencer”, da cantora Adriana.

Roguemos ao Espírito de Deus, que sopra onde quer e que faz novas todas as coisas, que os ajudem nesta Jornada de Fé e Esperança, para que, muito mais do que competir, todos os participantes possam realmente expressar, por meio do corpo, isto é, da sua coreografia a fé em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!


Antonio Alves, Seminarista da Arquidiocese de Campinas-SP.

Veja também: 15ª Festival de Dança Sacra de Joinville