terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos Mestres com carinho


“Você entende o que está lendo? Como posso entender, se ninguém me explica?”
( At 8, 30-31)

Caros Mestres,

Hoje a minha prece, ao Bom Deus, é dedicada a vocês. Que são fundamentais para a transformação de qualquer realidade, Os educadores são, por sua vez, pessoas que não só apenas transmitem o conhecimento sobre determinada arte, ciência, técnica e etc. Mas, acima de tudo, aqueles que nos ensinam a buscá-lo. É neste sentido que podemos afirmar que “o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende”, com nos lembra Paulo Freire. O educador Freire nos diz, ainda, que “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Diante de tais afirmações não podemos deixar de observar o Quanto é bela fundamental a profissão do educador!

Assim, venho por meio desta, homenagear e agradecer a vocês, caros professores e professoras, que fizeram parte de minha vida e que ajudaram a transformar a minha realidade, as palavras são poucas, embora tenha aprendido muitas com vocês, para expressar o que os vocês significam para mim.
Na pessoa destas professoras e professores, que citarei, agradeço a todos os que contribuíram para minha formação acadêmica, profissional e humana.

Na pessoa da professora Suzênia, aos professores do ensino infantil; na pessoa da professora Cascia Regina, agradeço a todos os professores do ensino fundamental; na pessoa da professora Margarete Rafael agradeço a todos os professores do ensino médio, na pessoa da professora Vânia Dutra de Azeredo a todos os professores do curso de Filosofia, na pessoa do professor Nei de Oliveira Preto a todos os professores do curso de teologia; e na pessoa das professoras: Aldema Menini e Rosana Zucolo a todos os que me ensinam muito sobre a vida e sobre o que significa uma verdadeira amizade. A vocês o meu abraço, meu carinho, gratidão, afeto e orações!

Citando Paulo Freire, mais uma vez, compartilho de vossas dificuldades no exercício da profissão. Compreendo e concordo quando ele aponta que: “ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho”.

Diante de tal realidade celebrar o dia 15 de outubro, dia do Professor da Professora, é também “um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

Um grande abraço a todos vós! E que o Bom Mestre vos Abençoe, vos ilumine e vos guarde sempre!


Antonio Alves, o aluno de sempre! 

domingo, 13 de outubro de 2013

Meus 26 Anos de Idade!

Hoje quero agradecer pelo dom da minha Vida! Primeiramente agradeço ao Bom Deus por todos os bens que recebi, nestes 26 anos, desde o primeiro momento da minha vida até hoje. Quanta bondade! Quanto cuidado! Quantas maravilhas! Quanto Amor para com este pobre servo! Diante de tão grande Bondade é que muitas vezes faço a mesma pergunta presente no Salmo 8, parafraseando: “Quem sou eu, ó meu Deus, para ser assim servido por Vós em todo o tempo, em todas as coisas, com tanto cuidado, carinho e amor?”
Quero agradecer a todos os meus Amigos e Amigas e a todas as pessoas que lembram desta data tão importante em minha vida, meu aniversário.  Obrigado pelas felicitações, saibam todos que foi muito significativo, para mim, receber sua mensagem no facebook, seu SMS, sua ligação, seu abraço, sua bênção e, principalmente, sua oração. Que o Bom Deus os abençoe e vos retribua em dobro tudo o que me desejaram!
Em data como esta cabe lembrar, ainda, o que nos diz a Sagrada Escritura: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção; quem o encontrou, descobriu um tesouro. Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor”. Muito Obrigado Amigos e Amigas, pessoas especiais, verdadeiros tesouros em minha vida! 
Finalizo com uma bênção que gosto muito. A ofereço a todos vós:  “Que o caminho seja brando aos teus pés, o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe em tua face, que as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que de novo eu te veja, Deus te guarde na palma de sua mão”.  
Que Maria, a Mãe Aparecida, os proteja com seu manto carinhoso e interceda a seu Filho pela felicidade de tod@s. Um grande abraço e fiquem com Deus!

Antonio Alves

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Campinas

                                      

A Juventude de nossa Arquidiocese de Campinas se prepara para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no próximo  dia 20 de outubro, no Centro Esportivo de Sumaré-SP,  R. Sebastião Raposeiro Junior, 261, a partir das 08h00.  Com o tema: Juventude e Missão e o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”  Será o dia da nossa juventude mostrar o rosto jovem da Igreja.
Teremos uma programação muito rica pensada especialmente para toda a nossa Juventude. Iniciando-se com Celebração Eucarística, depois teremos  rodas de bate papo e partilha sobre a JMJ e também as tradicionais oficinas culturais e reflexivas  que caracterizam o DNJ e muito mais...
Objetivo do DNJ 2013
Considerando que 2013 está sendo o ANO DA JUVENTUDE, ou seja, um ano privilegiado para a nossa Juventude, lembramos dos grandes eventos que reuniu e refletiu sobre a realidade juvenil. A Campanha da Fraternidade (CF) com o tema: “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Também lembramos da Jornada Mundial a Juventude( JMJ)  que aconteceu no Rio de Janeiro - Brasil com o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” ( Mt 28, 19). Neste sentido o Dia Nacional da Juventude se apresenta como uma oportunidade para fortalecer o processo de acompanhamento  dos jovens e, também, para não deixar as coisas desanimarem com o encerramento destes eventos. Portanto o DNJ 2013 desafia a toda Igreja Jovem do Brasil a assumir o compromisso missionário, daí a escolha do tema para este ano: Juventude e Missão e do lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”
A proposta de se celebrar o DNJ vem desde o ano de 1985, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) delegou à Pastoral da Juventude como animadora deste evento. Contudo, hoje todas as expressões de juventude ( Pastorais e Movimentos) são convocadas à participar efetivamente do DNJ, por isso é pensado e organizado pela Área Juventude de nossa Arquidiocese.  Jovem, não deixe de participar, pois você é o principal protagonista deste dia!

Antonio Alves